Tudo bem, Olinda não é um bairro de Recife, é um município independente, mas fica tão interligada que vale a pena pensar em se hospedar por lá quando for viajar para a capital pernambucana. Dormir em Olinda costuma ser mais comum entre estrangeiros, principalmente europeus, que buscam pousadinhas de charme e mais proximidade com a população local.
Vantagens e desvantagens de se hospedar em Olinda
Só achamos uma desvantagem que é o trânsito em horário de rush. Quem for passar só uma noite não vale a pena. O aeroporto Guararapes fica do lado oposto da cidade e levei 1h30 pra chegar saindo de Olinda. Quem fica nos hotéis de Boa Viagem chega em 20 minutos.
Agora vamos ao lado bom…
Por que se hospedar em Olinda?
O custo
Apesar de ter algumas pousadas de charme estilo mais luxuoso (Pousada do Amparo, 7Colinas e 4Cantos), Olinda reúne várias guest houses com preços bem mais em conta do que os hotéis de Recife. Em uma guest house de Olinda pode-se pagar mais barato do que um albergue de Recife!
Valor Cultural
Recife é uma cidade ótima, mas é só uma cidade grande. Olinda é uma cidade colonial, patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco desde 1982. Praticamente um terço do território é tombado. Apesar de ter muita coisa em desordem, está relativamente bem preservado. Algumas igrejas foram restauradas recentemente.
Vivenciar um pouco dessa cultura dormindo e acordando ali em vez de só fazer um city tour é super válido. De quebra ainda pode topar com o Alceu Valença morador eventual mais ilustre do centro histórico…
Mobilidade
Ali em Olinda tudo se faz a pé, ou então é bem pertinho. É mais fácil de se locomover por ali do que em Recife. Na Praça do Carmo tem ônibus pra todos os lugares e pontos de táxi. Dá pra fazer um bom exercício físico e gastar o bolo de rolo comido no café da manhã subindo e descendo aquelas ladeiras.
Turismo
Olinda fica lotada de dia com a chegada de ônibus e vans. Praticamente impossível tirar uma foto do Mosteiro de São Bento sem pessoas ou carros na frente. Pois veja bem, dormindo ali você pode acordar cedo e chegar antes de todo mundo. Ou ficar até mais tarde pra fazer as fotos tranquilamente.
Religião
Domingo de manhã os sinos das igrejas tocam. Vale mesmo ouvir os sinos de Olinda!
Os católicos ainda podem aproveitar pra ver o canto gregoriano do Mosteiros de São Bento, às 10h, todo domingo.
Vida noturna
Por motivos de bebedeira, é ótimo aproveitar a noite e voltar a pé pra casa. E a vida noturna de Olinda é agitada, principalmente nos finais de semana. Toda sexta à noite tem seresta saindo da praça da Igreja de São Pedro e percorrendo o centro histórico. Sem contar o forró, os ensaios de batuque, teatro e restaurantes e barraquinhas de rua com tapioca de melhor qualidade.
Por essas e outras que é interessante, mesmo que você esteja indo para Recife, que fique hospedado em Olinda.
É isso aí pessoal! Esperamos que tenham gostado do artigo e fiquem à vontade para falar conosco!